O Centro do Mundo - The Center of the World



 Português      English

"...when a man is tired of London, he is tired of life; for there is in London all that life can afford."
Samuel Johnson

Estar em Londres faz-me sentir no centro do mundo. Não me refiro ao centro geográfico, ao seu posicionamento no globo, mas falo do centro das gentes, das pessoas. Assim que ponho os pés nesta cidade consigo ver pessoas dos quatro cantos do universo. Há momentos que me sinto numa volta ao mundo sem fazer check-in em lugar algum, mas logo de seguida as características dos edifícios e das ruas trazem-me de volta a Londres.


Londres é um centro multicultural, uma miscigenação de etnias, culturas e costumes. É um entrecruzar de gentes de onde ressaltam as suas diferenças. Fisionomias de rosto, cores de pele, cabelos, modos de vestir e idiomas são características que definem esta diversidade. O inglês falado com diferentes entoações que ouvimos nas conversas nas ruas não consegue esconder a nacionalidade de quem o fala. A capital inglesa é uma das cidades mais etnicamente variadas do mundo. 44,9% dos seus habitantes são Britânicos, 37% nasceram fora do Reino Unido e 24,5% nasceram fora da Europa. Significa isto que um pouco de mais de metade da sua população provém de culturas exógenas. São faladas mais de 300 línguas. Para alguns isto representa um problema, para mim significa enriquecimento. Até porque deveria ser possível viver-se no mesmo espaço e respeitar as características e opções de cada indivíduo.


Além da diversidade dos seus habitantes nativos e adotivos, Londres é uma das cidades mais visitadas do mundo, e recebe diariamente uma grande quantidade de turistas. As ruas londrinas estão repletas de pessoas que cumprem as suas rotinas diárias. Outras há que se tentam orientar através de mapas ou gps, de modo a ver o que a cidade tem de melhor para oferecer (os monumentos, os museus, o comércio, os restaurantes...). Muitas são as que param para registar os momentos que estão a viver com os seus telemóveis ou máquinas fotográficas. Outras, como eu, abrandam para ver todo o movimento à sua volta.


É um dos prazeres que eu tenho nas viagens, observar as pessoas e imaginar as suas histórias, tentar compreender as suas envolvências. No meio deste fervilhar de gentes, eu sou apenas mais uma, entre muitas outras. Uma anónima, com as características próprias da minha história, no que acho ser o centro deste mundo.

Comentários

  1. Que saudades de visitar Londres!! ADORO a cidade...

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/dream-trip-segundo-dia-em-roma-ootd-66.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Meu sonho conhecer Londres. é uma cidade que pelo que eu pesquisei é linda.

    ResponderEliminar
  3. Um dos meus sonhos é conhecer londres❤

    ResponderEliminar
  4. Europa é demais!!! A História e Cultura é contagiante e de admiração! Viajar é muito bom! ;)

    ResponderEliminar
  5. Londres é um lugar incrível, é um lugar lindo tem muitas opções turísticos, é uma cidade maravilhosa, muito bom saber mais sobre essa cidade magnifica, bjs.

    ResponderEliminar
  6. Que cidade maravilhosa, um passeio que não pode falar em uma visita à Europa!

    ResponderEliminar
  7. Lindres parece ser um lugar muito bonito. Com lugares e pessoas maravilhosa. Eu adoro ver a vestimenta deles no inverno. Acho lindo hihihihihi

    ResponderEliminar
  8. Se cidade maravilhosa, é um sonho conhecer, um dia espero realiza-lo

    ResponderEliminar
  9. Maravilhosa Londres bom mesmo é aproveitar tudo de bom que ela tem a nos oferecer

    ResponderEliminar
  10. Londres é muito lindo mesmo.Adorei suas fotos!Amei os prédios <3

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, como vai? Como nao amar esse lugra maravilhoso, gostei bastante das suas fotos

    ResponderEliminar
  12. Oii Boa noite, um dos lugares que eu quero muito visitar é londres, essa cidade me encanta!

    ResponderEliminar
  13. Boa noite! Londres deve ser um sonho. Um dos lugares que quero conhecer. É encantadora.

    ResponderEliminar
  14. Que viagem incrivel!Adoraria conhecer Londres bj

    ResponderEliminar
  15. Amei o seu post, tenho muita vontade de conhecer Londres. Bjs

    ResponderEliminar
  16. Londres parece ser uma cidade maravilhosa, né? Eu ainda quero visitar. Parabéns pelo olhar estrangeiro e por conseguir transmitir as suas impressões pra nós! ;)

    ResponderEliminar
  17. Uma metropole cativante....menina, tanta cultura em um lugar só...
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderEliminar
  18. Que lindo!! Meu sonho é conhcer londres, quem sabe um dia ne rs!
    beijo

    ResponderEliminar
  19. Deve ser muito legal conhecer lugares assim, eu se tivesse essa oportunidade gostaria de conhecer Liverpool, mas bacana essa experiencia sua
    Sucesso ainda mais e parabéns

    Bjs (•_•)

    ResponderEliminar
  20. Londres é um lugar belissimo!! Cada cantinho é um sonho maravilhoso, cada canto tem uma história para contar! <3

    ResponderEliminar
  21. Mulher amei as fotos, sou louca para ir pra Londres, um dia ainda irei conseguir.

    ResponderEliminar
  22. Ainda nao fui a Londres, mas tenho muita vontade de conhecer. Ano que vem com certeza terei essa experiencia. Parabens pelo post e até mais!

    ResponderEliminar
  23. Parabéns pelo post, conhecer Londres é um dos meus sonhos, quem sabe um dia se realize

    ResponderEliminar
  24. Que bacana, um dia quero conhecer Londres! Eu não sabia dessa multicultura de lá.

    ResponderEliminar
  25. Que escrita incrível, adorei cada palavra do seu texto tão bem conjugada. Ainda bem que se sente satisfeita em Londres, na qual podemos comprovar um aglomerado de etnias e sim, conseguimos identificá-los pelo sotaque do seu inglês, haha, as pessoas não conseguem largar as suas origens. Adoro Londres como uma cidade encantadora, com todas as lojas, atracções, pessoas e dinâmicas nas ruas e nos seus cafés lindos. Eu adorei a minha visita lá. Espero voltar e quero, também, que continue a amar tanto essa cidade!

    ResponderEliminar
  26. Londres é linda demais, não é a toa que seja tão visitada e tenha toda essa mistura de etnias. Quem sabe um dia eu vá conhecer esse lugar tão lindo pessoalmente.

    ResponderEliminar
  27. Que post fantástico ! É um sonho meu poder ir à Londres algum dia também. Quero sentir essa energia, essa sensação de perto.

    ResponderEliminar
  28. Londres é aquela cidade que está no topo um dos meus lugares favoritos que quero conhecer, deve ser um sonho estar ai. Amei tudo, as fotos<3

    ResponderEliminar
  29. Gosto tanto dessa cidade que não pára. :)

    ResponderEliminar
  30. Que lugar lindo e chic
    muito bom viajar e conhecer culturas e pessoas diferentes
    um aprendizado pra vida
    bjs

    ResponderEliminar
  31. Já tinha vontade de conhecer Londres... e já faz tempo.
    E poder ver assim, com seu olhar, além da cidade, das paisagens... ver as pessoas do lugar... desperta mais vontade de conhecer o lugar. É muito minha cara!

    ResponderEliminar
  32. Que coisa mais linda essas fotos! Sonho em conhecer esse lugar (espero que um dia possa ir), amo suas postagens! <3

    ResponderEliminar
  33. Fiquei com vontade de conhecer Londres! Eu simplesmente vi tudo que você escreveu no seu post. Eu imaginei mesmo como se eu estivesse lá!

    ResponderEliminar
  34. Amei seu texto! Tambéma adoro prestar atenção nas pessoas e ficar imaginando a história de cada uma delas. Paris, São Paulo, Londres...Ou mesmo na minha pequena Dijon... Mais legal é poder conhecer essas pessoas de diferentes cantos do mundo e descobrir suas histórias, culturas, etc.

    ResponderEliminar
  35. Que lugar lindo, eu adoro viajar e conhecer novos lugares, culturas e hábitos . adorei suas fotos !
    Beijos
    Bella Página

    ResponderEliminar
  36. Oie, tudo bem? Imagino o quanto você deve se sentir bem. Ainda mais em Londres. Viajar é muito bom, conhecer outras culturas, outras pessoas, fazer amizades. Muito bom aproveitar a vida e pegar a estrada. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderEliminar
  37. Meu sonho é conhecer Londres!! Os pontos turísticos, os pontos citados pelos meus autores favoritos, os estúdios onde filmaram Harry Potter.... É definitivamente um lugar no mundo que eu PRECISO conhecer antes de morrer <3

    ResponderEliminar
  38. Ah é o meu sonho visitar! Parece ser incrível e em tanta história né? Parabéns pelo post, muito interessante

    ResponderEliminar
  39. Meu grande sonho conhecer Londres ou q alquer lugar da Europa. Amei o post ficou singular e original. E principalmente amei as fotos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares