Sexta-feira cinzento clarinho / Light grey friday





 Português      English

Estão preparados?

Está a chegar a última sexta-feira de novembro e com ela a tradição americana da Black Friday. O dia de promoções mais badalado do ano. Uma mais (ou menos) escura sexta-feira para os consumidores, devido ao pouco orçamento que temos, aos gastos que fazemos e à consciência pesada com que ficamos. Bem mais colorida para o comércio, pela rotura de stocks, até mesmo daqueles produtos que já não se vendiam e pelas faturações acrescidas que compõem os valores de vendas.

Opiniões sobre a Black Friday há-as de todos os géneros, e variam entre os adeptos mais fervorosos aos mais completos opositores. Mas este dia também pode ser entendido com algum humor e podemos tecer alguns comentários de acordo com os comportamentos dos participantes.

As multidões à porta das lojas antes da abertura, as filas intermináveis para as caixas, os episódios de disputa pelo mesmo produto, a sensação da necessidade absoluta de um produto - porque está com 3€ de desconto.

Ainda há aqueles que se passeiam pelo shopping nesse dia, e que quando encontram alguém conhecido dizem: Ah, eu só vim para ver a “selva”, quando na verdade esperam por uma oportunidade para comprar alguma coisa de forma despercebida.

E outros há, daqueles que negam e criticam publicamente o consumismo, que consideram um ato de euforia irresponsável, mas que ficam em casa, a percorrer os sites de compras a partir das 00:01, até porque cai sempre bem um “descontinho”.

Muito mais haveria para falar, mas a verdade é que a Black Friday pode ser uma alternativa para fazer boas compras de produtos verdadeiramente necessários e de valores mais altos, como também de fazer “check” na enorme lista de prendas de natal e ainda poupar uns trocos.

Mas, o que realmente se pedia, mas mesmo muito… é que houvesse Black Friday a sério, não uma sexta feira mais ou menos cinzenta com uns anémicos descontos a fingir que são à séria. Estejam muito atentos à manipulação de preços e não vão atrás de promoções irreais.


O equilíbrio é a chave para tudo. Façam-no com consciência, concretizem bons negócios e sem o impulso de estarem a perder o negócio da vossa vida!

Boas compras!

Comentários

  1. E uma dica super importante para os consumidores: pesquisem! Muitas vezes somos enganados com os tentadores banners de promoções, muitas vezes falsas.

    ResponderEliminar
  2. Ai, eu amo a Black Friday, fico numa euforia só! Nem sempre tem muitas ofertas, mas sempre dá para aproveitar alguma coisa.

    ResponderEliminar
  3. quem não adora uma promoção, mas realmente tem que pesquisar, as vezes as lojas atá aumentam o valor do produto, mas em época de crise vamos aproveitar. adorei o post. xoxo

    ResponderEliminar
  4. Eu sempre todo muito cuidado. Tem ofertas tentadoras que nem sempre valem a pena.

    ResponderEliminar
  5. Meu consumo na blackf é apenas em livros Kkk então é uma compra consciente

    ResponderEliminar
  6. Já fiz a cotação dos itens que quero comprar para justamente poder analisar se os descontos oferecidos na black friday serão realmente compensatórios. Afinal, não dá para deixar enganar né?

    ResponderEliminar
  7. Toda dica é sempre bem vinda
    tomar todo cuidado na hora da compra
    bjs

    ResponderEliminar
  8. O artigo está muito bom e é bem verdade, muitas pessoas acabam por comprar o que não precisam e nem tinha um desconto assim tão bom :)
    http://voltaemeiaa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Oi tudo bem? Nossa acredita que eu estava me preparando para a bf, mas tive um imprevisto e acabei tendo que utilizar o dinheiro que eu tinha guardado para a data :( mas fazer o que né?
    Obrigada pelas dicas, Otimo post!
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Nesse black friday vou comprar apenas o necessário e se tiver acessível, claro.

    ResponderEliminar
  11. Não faço muita questão pela BF, acho meio ilusório. Mas também nunca pesquisei nada, esse ano que quero ver alguns livros apenas. Vamos ver se dá certo.

    Adorei as dicas, de utilidade publica para quem se rende a data.

    Beijos de luz, Carina Oliveira

    ResponderEliminar
  12. Ahh eu sou dessas comedidas, não surto muitooo não, e agradeço a dica de ficar de olho sempre, pois faz bem. Nem sempre o que parece ser é. Mas se eu achar que necessário e oportuno. Pronto fechou!

    ResponderEliminar
  13. Eu sou meia desconfiada com esses black friday, pois ainda não vi um que tenha me convencido que realmente os preços estão bons, vou ficar alerta para esse e pesquisar bastante, pois talvez pela crise que o país atravessa, eles com as vendas baixas não queiram dar de espertinhos como nos anos anteriores, gostei das suas dicas

    Bjs (•_•)

    ResponderEliminar
  14. Post super informativo! Temos que pesquisar bem para não cairmos em enganação dos bannes!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares