Imagens de uma era - Herb Ritts - images of an era




 Português      English

Quem se recorda das supermodelos Stephanie Seymour, Cindy Crawford, Christy Turlington, Tatjana Patitz e Naomi Campbell? Juntas e desnudas numa perfeita imagem a preto e branco? Se há imagem que nos traz à memória os anos 90 deve ser essa, feita pelo fotógrafo Herb Ritts. Muitas foram as celebridades fotografadas por ele. Além de modelos, também cantores e atores foram retratados de forma icónica. Madonna, Julia Roberts, Richard Gere, Jack Nicholson, Sinnead O'Connor, Bruce Springsteen, Michael Jackson e Mick Jagger foram alguns desses nomes.


Herb Ritts, o fotografo emblemático do final do sec XX, morreu em 2002, com 50 anos. Deixou-nos um enorme espólio de imagens que ficaram na memória coletiva e que para sempre ficarão como uma representação dessa época. Além das celebridades, também os seus registos do corpo humano a preto e branco são parte significativa do seu trabalho. Era considerado o homem certo no momento certo. O fotógrafo que conseguia captar a essência de cada fotografado. Gostava que as fotografias falassem por si sem que fosse necessário explicação ou introdução, e afirmava que as suas imagens eram intemporais, embora sejam tão significativas de uma época.





Mais palavras para quê? O melhor é ver "em plena luz" as 106 imagens que foram escolhidas do conjunto do seu trabalho. Está patente na exposição “In full light/Em plena luz”, na Fundação D. Luís I, em Cascais, até 21 de janeiro de 2018. A Fundação está aberta de terça-feira a domingo, das 10.00 às 18.00 e a entrada é de apenas 3 euros.


Queria tanto ver esta exposição que cometi o engano de tentar vê-la o ano passado... ;). Para quem ainda não foi ver, não percam a oportunidade, até porque não se sabe quando haverá outro momento de imagens tão extraordinárias estarem novamente disponíveis. Para quem não tem disponibilidade de se deslocar até Cascais pesquisem:

Comentários

  1. Gostei imenso, preencheu o meu coração ver estas maravilhosas fotografias que designam um belo significado de arte! xoxo

    https://anafranciscasilvaserra.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha!Tantas mulheres marcantes sendo homenageadas!Adorei!Bjs Verônica Alves

    ResponderEliminar
  3. Que maravilhosa a primeira imagem arrasou, as imagens do fotografo são lindas falam muito com a gente, essa exposição é maravilhosa, realmente quem puder ir não pode perder essa chance de ver lindas imagens, bjs.

    ResponderEliminar
  4. Uaaau, que cliques majestosos! Ameei conhecer o trabalho de um ícone e grande nome da fotografia. Adorei seu post, muito bom mesmo, continue sempre assim. Beijos

    ResponderEliminar
  5. Vou pesquisar mais sobre já que não tem como eu ir, adorei saber um pouquinho sobre.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  6. Amei as fotos bem expressivas e é uma forma de passar algo para as pessoas

    ResponderEliminar
  7. olá , tudo bem ? As imagem falam por si , fiquei encantada com as fotos e fiquei querendo conhecer esta exposição , como não será possível vou aceitar a dica e visitar os links que aqui deixou . bjsss e tenha um òtimo 2018.

    ResponderEliminar
  8. Sensacional, bom a gente tirar tempo para ver obras de arte, ir a teatros, cinemas.... isso tudo melhora nosso entendimento e abre nossa criatividade.

    ResponderEliminar
  9. Cada imagem mais linda q a outra.
    A arte de capturar aquilo que esta amém do que é visto pelos olhos.
    A essência da vdd fotografia.
    Amei seu post.
    Bjss

    ResponderEliminar
  10. Que lindo!!! amo fotografia e fiquei impressionada com a foto 3º foto!!!!

    ResponderEliminar
  11. nossa, que pena que não é aqui, amo exposição e fiquei com muita vontade de conhecer essa
    ótima opção para o fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Eu adoraria ver a exposição das fotografias de Herb Ritts. Realmente muitas dessa imagem marcaram uma época e uma geração e sobreviverão ao tempo. Quantas estrelas famosas foram clicadas por esse olhar único.

    ResponderEliminar
  13. Que fotos maravilhosas! Inspiração que nos faz sonhar. Adoraria ir nessa exposição, gosto muito desse tipo de programa, pena não ser aqui. Pra que mora perto é uma ótima pedida!

    ResponderEliminar
  14. Eu quero passar meu hobby de fotografar para profissional vendo todas essas maravilhosas e a incrível história dos olhos por trás das lentes, fiquei ainda mais entusiasmada com a fotografia.obrigada por compartilhar essa dica.

    ResponderEliminar
  15. Eu sou basicamente uma fotógrafa em aprimoramento e gosto demais das fotografias do Herb Ritts. É engraçado como estudamos mais e nos aprofundamos mais em alguns profissionais e ele é um destes. adorei o post

    ResponderEliminar
  16. Nossa, vou pesquisar!!
    Muito top essas fotos!!

    ResponderEliminar
  17. Que imagens mais lindas, deve ser uma exposição magnífica.
    Adoro fotografias em preto e branco.

    ResponderEliminar
  18. Olá!
    Quando tem haver com fotos eu sou uma péssima apreciadora,nunca parei para olhar os grandes fotógrafos.Não conhecia ele e fico feliz por poder conhecer saber que tem uma exposição com várias fotos para poder apreciar.
    Beijos e Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
  19. Que exposição linda !Adoro fotografias em preto e branco.

    ResponderEliminar
  20. Que imagens fantásticas, magníficas! Realmente elas falam por si, não há necessidade de explicações, basta apenas admirá-las!! Uma exposição de sucesso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Parece muito legal essa exposição,pena que não posso conferir!Estou do outro lado do Atlântico,olha,ainda aproveitava e conhecia Cascais melhor que só tive uma vez.

    ResponderEliminar
  22. QUE MARAVILHA!
    Amei as fotos e claro quero ver mais... Esse fotógrafo é incrível... e eu fiquei fã da Cindy Crawford por causa dele... ahahahha pelas fotos incríveis!! Adoraria ir!!!

    ResponderEliminar
  23. Eu amo fotografia, amo fotografar. E me encantei com as imagens. É uma pena não ser aqui. Realmente o trabalho dele é fantástico.

    ResponderEliminar
  24. Nossa que bacana, não conhecia o fotógrafo

    ResponderEliminar
  25. Já passei bem na frente deste Centro Cultural de Cascais. mostra uma seleção de belas imagens deste fotógrafo americano, ele nos deixou belas imagens, sempre com base em uma auto-representação maravilhosa.

    ResponderEliminar
  26. Oi, tu do bem ?

    Amei o post, essas fotos estão linda e achei tudo super criativo e de uma beleza rica.

    ResponderEliminar
  27. Fotografias lindas estas acima, tomara que tragam esta exposição para o Brasil, é tanta obra maravilhosa que me tira o fôlego só em admirar, que olhar fotográfico rico esse do Herb Ritts. Amei o post, beijos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares