Porque viajamos? - Why do we travel?




 Português      English

O primeiro dia do ano foi para mim um regresso a casa. Depois de alguns dias fora do ambiente familiar, foi dia de voltar a minha casa e às rotinas. 




Esse regresso foi acompanhado por uma mistura de sentimentos. Em primeiro lugar, sentir a necessidade de ter para onde voltar e as saudades que temos do que é nosso. Não se trata apenas de apego material mas também de um sentimento de segurança e de estabilidade que quase todos nós precisamos para nos sentirmos estáveis. Por outro lado, a minha viagem de volta a casa foi acompanhada por insatisfação e ansiedade constante e inexplicável. Refiro-me a pensamentos do género: planear a próxima viagem, encontrar estratégias para que haja meios para que isso aconteça e, mais difícil ainda, tentar perceber como há pessoas que ganham dinheiro com este estilo de vida. 





Há quem diga que viajar vicia e até atribuíram um nome a isso: Dromomania. Mas estejam descansados porque já foi desenvolvido um tratamento para esta doença. Se sentem os sinais do vício das viagens, a solução é viajar mais. 





Mas o que realmente nos leva a viajar? Porque é que viajamos? 

Os meus porquês são: 
- Porque me afasta da rotina e combate a monotonia, uma das maiores causadoras de negatividade e mal estar. 
- Porque me proporciona experiências novas e únicas. 
- Porque me faz produzir serotonina. A viajar sou mais feliz. 
- Porque me proporciona sentimentos e emoções intensas num curto espaço de tempo. 
- Porque me torna gigante nos meus 170cm, devido às aprendizagens que faço em cada viagem. 
- Porque me ajuda a compreender melhor o que me rodeia e a relativizar pequenos pormenores, ao mostrar que o mundo é muito maior e mais complexo. 
- Porque me liberta de convenções. 
- Porque me "reconstrói o eu”. 
- Porque cria memórias para a vida. 




Para viajar não há limite de idade e nunca é tarde para fazer a mala e explorar o mundo. Se em pequena já soubesse o que sei hoje… quando me perguntassem o que queria fazer quando crescesse, eu responderia: Quero viajar! 





P.S. - A contar os dias para a próxima viagem... ;)




Comentários

  1. Lindo o post, lindo o texto! Infelizmente viajar não é uma coisa que faz parte da minha vida, mas gostaria muito que fosse, daqui a um tempo <3

    ResponderEliminar
  2. Por mais que outros lugares no mundo sejam maravilhosos, o nosso lar é e sempre será nosso lar, pois sempre temos uma emoção sobre as recordações, sejam elas boas ou ruins. Amei o texto, muito lindo!

    ResponderEliminar
  3. Oie, tudo bem? Ah, que delícia de post. Ainda mais por se tratar de viagem. Sou uma apaixonada por viajar e acho que esse vírus me picou. É muito sair e conhecer o mundo. Viver novas experiências. Amei suas fotos. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderEliminar
  4. Maravilhosa! emei seu post e se blog 😄k

    ResponderEliminar
  5. Adorei seu post e suas fotos.... São vários os motivos que nos leva a viajar, pra conhecer lugares diferentes, pra relaxar, mas pra mim o principal é que a gente conhece pessoas novas, culturas diferentes, a gente fica com uma bagagem maior de conhecimento.

    ResponderEliminar
  6. Ahh como eu queria viajar mais. Moro no Rio de Janeiro e mal conheço o estado em que moro. Mas viajar deve ser libertador. Com certeza depois da primeira vez deve ser impossível não continuar planejando a próxima. Lindas fotos e amei seu post. 😘
    www.maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  7. Lindas as suas fotos. Não sou muito de viajar. Mas amo. Sou bem turistona mesmo. Gosto de ir em todos os lugares famosos.

    ResponderEliminar
  8. Viajar conhecer outros lugares faz bem a pessoa, pois a pessoa vai conhecer outros, lugares, outras culinárias, vai conhecer uma nova cultura tudo isso a viajem vai proporcionar. Não sou muito de viajar mais quando tiver uma oportunidade vou querer viajar e muito, bjs.

    ResponderEliminar
  9. Eu não tenho muito tempo para ta viajando. Mais sempre faço isso em férias. E realmente quando agente sai pra conhecer coisas novas, nos sentimos mais livres e leve.
    Adorei o post, beijos!

    ResponderEliminar
  10. Oi, Tudo bom?
    Nossa viajar é uma das melhores coisas do mundo, que delicia é esquecer tudo e apenas aproveitar, sou do time que acha viciante viajar. Amei as fotos.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderEliminar
  11. Que post lindo, quantas fotos maravilhosas. Claramente tudo o que eu penso, amo viajar, mas infelizmente ainda sou menor de idade e tenho que focar nos estudos, aguardo ansiosamente para acabar e ir conhecer vários lugares diferentes...

    ResponderEliminar
  12. Eu queria viajar mais, faz tanto tempo que não viajo. Acho bom para sair da rotina, ver coisas novas, dá uma renovada na vida né ... haha gostei da solução para o vício, viajar mais ! Acho que quem viaja com frequencia se sente livre. bjs

    ResponderEliminar
  13. Amei post e fotos. Eu amo viajar, mas o que me falta no momento é grana, não estou trabalhando ainda. Mas assim que resolver os problemas financeiros, quero viajar, mas dentro de Minas, tem tantas cidades e lugares lindos pra se conhecer por aqui. Alguns deles são as cidades históricas.

    ResponderEliminar
  14. O que mais amo em viajar é criar memórias e conhecer lugares novos! Como é revigorante né?

    ResponderEliminar
  15. Aprecio quem gosta de viajar, particularmente sou mais de ficar na minha cidade mesmo, pois tenho pavor de avião e viajar de ônibus acho um tanto quanto desconfortável, mas acho legal quem tem esse gosto, pelos motivos de conhecer lugares, culturas diferentes

    Bjs (•_•)

    ResponderEliminar
  16. Achei o post tão agradável, deu até vontade de comprar passagem pra algum lugar e sair por aí 😊 Conhecer novos locais, novas culturas anplia os horizontes, a cada viagem um novo aprendizado. Não tenho muito esse hábito mas admiro quem tem.

    ResponderEliminar
  17. Que inspirador seu post infelizmente não estou podendo viajar mas sei que realmente ficamos renovados e dá vontade de viajar mais...você mora em um dos países que eu adoraria conhecer e acho a Europa um continente fantástico pois pode ir de um país a outro utilizando outros meios de transporte além do avião...desejo que você faça uma nova viagem em breve para matar sua saudade de viajar bjs

    ResponderEliminar
  18. Suas fotos estão maravilhosas, parabéns. Nossa, viajar é tão bom né? Se eu pudesse viveria viajando, mas concordo, que voltar para casa, para nossa casa também é maravilhoso. Espero que tenhas muitas novas viagens e que continue dividindo conosco, estou ansiosa para vê as próximas
    https://egualaryssa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  19. Não sou muito de viajar. Nenhum motivo específico, talvez financeiro... Mas enfim, muito bacana a sua experiência e preciso dizer: Que fotos maravilhosas! Amei!
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Viajar é tudo de bom mesmo!Adorei e que você faça muitas viagens !bjo Verônica Alves

    ResponderEliminar
  21. queria poder viajar mais, amei seu post, as fotos estão lindas.

    ResponderEliminar
  22. Viajar é tudo de bom mesmo!ADoraria sair do pais!bjo

    ResponderEliminar
  23. Adorei o post! Não tenho hábito de viajar, mas não nego que é meu sonho de princesa. As fotos ficaram maravilhosas e eu super concordo com seus porquês. Beijos e sucesso (e muitas viagens!) pra você!

    ResponderEliminar
  24. Viajar é maravilhoso, tenho o sonho de um dia sair do país e estou sempre colocando essa viagem em minhas metas e planejamentos!

    ResponderEliminar
  25. Ah que lindo esse texto!
    Linda reflexão.
    Tô contigo... e preciso me curar desse vício.. . De preferência seguindo seu conselho e viajando mais e mais.

    ResponderEliminar
  26. Que post maravilhoso! Concordo totalmente! Acho que todos nós se sentimos "renovados" quando saímos um pouco da rotina, né? E também, conhecer novos lugares e culturas é sempre incrível! Amei! Bjos, Marinspira <3

    ResponderEliminar
  27. Viajar é maravilhoso, nos sentimos renovados como você disse, concordo plenamente com você. Amo viajar, achei seu post maravilhoso!

    ResponderEliminar
  28. Eu adoro viajar e conhecer novos lugares. Adorei as fotos.
    beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  29. Viajar é mara! Não faço tanto o quanto desejo, mas em março tem férias e viagem o/

    Beijos!

    ResponderEliminar
  30. Lindo e verdadeiro tudo que disse nesse post, confesso que o dos meus objetivos é viajar, conhecer lugares encantadores levar comigo marcas incríveis desse lugar e deixar a minhas

    ResponderEliminar
  31. Que post perfeito. Acho que você sintetizou o modo como nos sentimos após uma viagem , as mossas expectativas para as próximas e aquele sentimento de acolhimento quando retornamos ao nosso lar .

    ResponderEliminar
  32. Não sabia que tinha nome, mas certamente sofro de Dromomania! ♥ Adoro viajar e conhecer novos lugares, nem que seja na cidade vizinha! Bjs.
    http://dicamattos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  33. Oi, tudo bem?
    Em minha opinião, esse post é sensacional!
    Sério! Amo viajar e se tivesse mais recursos faria isso com mais frequência com toda certeza!

    ResponderEliminar
  34. O começo do ano nos trás muitas reflexões, principalmente quando estamos fora de casa. Passei por isso este ano, é uma mistura de sentimentos.

    ResponderEliminar
  35. Show!! Eu sou suspeita em falar de viagem por escolher essa area para trabalhar! :D

    ResponderEliminar
  36. Meu sonho é viver viajando haha que lugar lindo 💞

    ResponderEliminar
  37. Gostei das fotos linda, é bom viajar pra conhecer lugares novos, sempre bom saber pra onde volta nosso lazer, momento de lazer e relaxar. Bjss
    http://espacodividido5.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares