Coisa nenhuma - Nothing whatsoever




 Português      English

Hoje é um dia não. Está frio, o tempo está triste, e a única coisa que apetece é estar em casa e manter-me no calor. Mas não é só pelo tempo que é um dia não. Hoje não me apetece escrever neste blog - nem em qualquer outro, não me apetece escrever ponto final - por isso este post é um “não post” e tem como tema um “não assunto”. Não que eu saiba exatamente o que um "não assunto" é, mas porque me parece que seja, talvez por coincidência, uma coisa que está na berra. Na televisão, nos jornais e na internet há muitas notícias sobre coisas que são “não assuntos”.


Já agora, para quem gosta dos pontos nos "is" e de tudo muito bem explicadinho, vou detalhar... pode-se pensar que um “não assunto” seja a negação de um assunto ou a sua ausência. Mas parece que não é bem isso. Pelo que ouço e leio, creio mais na hipótese que um "não assunto" seja algum assunto que alguém tenha interesse em desvalorizar, ou tentar dar a ideia de não ter grande importância. Um "não assunto" também pode ser entendido como uma tentativa de relativizar ou ignorar um problema, ou ainda de algo sem discussão possível, daí a expressão “não problema”.


E porque é que estes termos estão tão na moda? Porque as modas criam-se, enraízam-se e espalham-se , e também desaparecem, algumas mais rapidamente do que aparecem. Basta ouvir o atual discurso político e vezes sem conta... catrapimba! Lá vem o "não assunto" e/ou os "não problemas".  Ou seja, os nossos governantes, parlamentares e outros responsáveis políticos, passam o seu tempo a debater “não assuntos”, o que me faz crer que dedicam o seu tempo a um outro termo que ainda não está aparentemente na moda, mas para lá caminha, porque é na realidade bastante comum. O fazer "coisa nenhuma"!


Penso eu... se individualidades com tantas responsabilidades podem frequentemente perder o seu tempo a tratar de “não assuntos” e de "não problemas", porque não poderei escrever eu um post a falar sobre "coisa nenhuma"? Desenganem-se se julgaram que me apetece apenas fazer "coisa nenhuma"... resolvi escrever sobre este tema porque, deixem-se de ilusões... o que seria do dia sim se não houvesse o dia não? O que seria realmente do assunto se não houvesse o "não assunto"? Se já escrevi sobre tanta coisa porque não poderei eu escrever sobre nada? Acho este assunto muito digno de ser tratado. Parece-me que não há problema nem discussão sobre isto. Até porque isto é um “não assunto”!


Comentários

  1. é deveras dificil escrever sobre "coisa nenhuma"! Parabéns por este lindo texto!!!

    ResponderEliminar
  2. É bom as vezes falar sobre nada. Falar sobre o vazio

    ResponderEliminar
  3. Difícil escrever sobre o vazio e coisa nenhuma fiquei deveras intrigada.

    ResponderEliminar
  4. Na verdade "de coisa nenhuma" se transformou em um texto cheio de declarações, estado de espirito, sentimentos que de coisa nenhum está cheio de bastante coisa!

    ResponderEliminar
  5. Para coisa nenhuma um texto e tanto...
    Conseguiu extrair bastante informação no assunto
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderEliminar
  6. Sempre bom escrever, desabafar, mesmo que sobre um não assunto, já que sem ele não existiria um assunto do sim.

    ResponderEliminar
  7. Muito bom seu post.Falar de coisa nenhuma e de tudo ao mesmo tempo.Ótima expressão.

    ResponderEliminar
  8. Voce escreve muito bem.gostei

    ResponderEliminar
  9. Texto interessante. Até eu fiquei com vontade de escrever "coisa nenhuma" rs

    ResponderEliminar
  10. Oi Telma... Já passei por momentos assim, mas talvez a minha cobrança, por estar começando um blog, mesmo com um não assunto, obriguei-me a procurar assunto para discorrer... Nunca vi essa possibilidade, como acabou de fazer, mas agora, abriu meus olhos e passei esse minutos do texto refletindo... As cobranças são tantas, externas e internas... que não nos vemos no direito de falar sobre não assuntos, ou sobre nada, ou até ... não falar. Te desejo um excelente final de semana, fazendo o que te apetece... escrevendo ou falando, apenas se tiver vontade... e espero lê-la em breve. Grande beijo!

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo post, adorei o texto. E sempre bom desabafar ou até mesmo falar sobre nada.

    ResponderEliminar
  12. Achei seu post super interessante, diferente de todos que leio. Achei ótimo.
    Pony Random | Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderEliminar
  13. Dificil, falar de algo que parece tão simples, o nada.

    ResponderEliminar
  14. Muito bom seu ponto de vista ao falar de "coisa nenhuma".

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares