Sevilha, perto e Longe - Seville, near and far

 Português      English

Sevilha parece perto para uns e longe para outros. Para os portugueses do Algarve esta cidade fica a apenas alguns quilómetros, possíveis de fazer com uma fronteira sem paragens e (com um pouco de engenho) sem o pagamento de portagens. É mais fácil e fica mais perto (e mais barato) ir a Sevilha do que ir a Lisboa - claro que falo enquanto algarvia. Porém, enquanto esta pequena distância nos aproxima, as características desta cidade afastam-nos. Ilude-se quem considere que os portugueses são uma variante dos povos ibéricos. Apesar de já termos tido os mesmos reis - durante um espaço de tempo relativamente curto - temos claramente identidades muito diferentes, a nossa até particularmente marcada por uma vincada necessidade de não sermos "espanhóis".


Mas voltemos a Sevilha... Quando a rotina e a monotonia se fazem sentir, lá vem a necessidade de respirar novos ares e é a esta cidade que recorro. Porquê? Porque para além da proximidade, de depender apenas da decisão de pegar num carro e conduzir uma hora e meia, faz-me sentir numa realidade diferente. E posso fazê-lo num só dia.


Se alguma descrição posso dar desta cidade, diria que Sevilha é uma fusão do mais moderno e do mais tradicional. Uma cidade que se consegue renovar diariamente ao mesmo tempo que é cheia, respeitadora e orgulhosa das suas tradições.


A cidade é um tesouro arquitetónico resultado das heranças dos romanos, dos mouros, mudéjar e das inovações dos Séc. XIX e XX e XXI.  A Catedral, o Alcazar dos Reis Católicos, a Torre del Oro e o Bairro de Santa Cruz partilham a cidade com a Praça de Espanha, A Ilha da Cartuja e os "cogumelos" da plaza de la Concepción. É difícil para outra cidade competir com um passeio pela Judiaria ou por Triana.  


Mas Sevilha é mais do que uma maravilhosa coleção de edifícios. Sevilha tem uma energia própria que se sente nas ruas. Para perceber isso é só assistir ao ritual das pessoas nas ruas, quando se encontram com os familiares e amigos.  As ruas estão cheias de pessoas de todas as idades, extrovertidas, falando alto, tagarelando e rindo enquanto convivem, bebem qualquer coisa e comem uma tapa. Pode-se apreciar os lugares modernos que se misturam com casas tradicionais decoradas com os elementos característicos.


Se querem sentir o pulsar sevilhano e as suas tradições, visitem a cidade durante a Semana Santa e/ou a Feira de Abril para verem esta cultura em toda a sua mais característica expressão. A visão de uma procissão de uma "hermandad" é inesquecível. Tanto como uma multidão a dançar sevilhanas dentro das "casetas" da Feira.



Muito fica ainda por dizer sobre esta cidade! Por isso vale a pena visitar e revisitar Sevilha, independentemente da distância que vivam de lá.

Comentários

  1. Uauuuu arrasou!!! <3 Amei tenho vontade de conhecer Sevilla! Amei! As fotos estão maravilhosas!

    ResponderEliminar
  2. Oiiiie,
    Que fotos maravilhosas! não conhecia a Sevilla, Ela arrasou nas fotos ficou lindíssima!

    ResponderEliminar
  3. Nossa que lugar lindo, eu amei essas fotos, e você realmente arrasou os cliques

    ResponderEliminar
  4. Que lugar lindo. Arrasou nas fotos. Super maravilhosa. Valeu. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Sevilha é uma cidade tão bonita! Queremos ir lá em breve!!

    ResponderEliminar
  6. Sevilha é uma cidade encantadora, pelas fotos é muito boa pra passear, conhecer a cidade, que lindas as fotos gostei muito de conhecer mais um pouco dela, já desejando conhecer ela, bjs.

    ResponderEliminar
  7. Que lugar lindo, as fotos estão incríveis. sempre me sinto no lugar quando vejo post assim, me imagino lá conhecendo tudo de perto atraves dos olhos de outra pessoa.

    ResponderEliminar
  8. Olá. Adorei conhecer sobre a história e cultura da região. As fotos estão belíssimas :)

    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o lugar, mas achei super lindo
    Amei as fotos!
    Te espero em meu blog!
    Beijinhos
    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Nunca tinha ouvido alguém falar com tanta paixão de Sevilha.
    Achei lindo seu post falando de Sevilha e com fotos maravilhosas.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderEliminar
  11. Que lugar incrível, só ler e ver essas fotos me apaixonei
    Quando vc citou em respirar novos ares, deve ser muito bom mesmo e nada melhor do que conhecer novas culturas e tradições de outros lugares
    bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares